
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Visita ao Sebrae/DF

quinta-feira, 29 de julho de 2010
Construção de cenários

- Extrapolativa (ou determinística)
- Probabilística (ou prospectiva)
A abordagem extrapolativa trabalha com uma visão segmentada da realidade e considera o futuro como uma extrapolação do passado, isto é, desconsidera fatores externos ao ambiente que está sendo analisado e pressupõe que apenas os fatores do presente ou do passado poderão influenciar o futuro. Já a abordagem probabilística trabalha com uma visão sistêmica da realidade e considera o futuro como uma construção dos atores sociais, isto é, enxerga a realidade como um todo organizado, em que diversos elementos interagem na determinação do futuro.
A técnica de construção de cenários é uma ferramenta de extrema importância para o nosso desenvolvimento profissional, pois pode ser útil para:
- Planejamento estratégico.
- Estudos de Mercado.
- Apoio ao processo decisório.
- Análise de projetos.
Durante o curso realizamos duas atividades em grupo. Na primeira, analisamos o impacto e o grau de incerteza de fatores que possivelmente afetarão o cenário político, econômico e social do Brasil nos próximos anos, como, por exemplo, as eleições de 2010 e a pauta de reformas do Estado brasileiro. Na segunda atividade, construímos alguns cenários a partir de hipóteses plausíveis sobre esses fatores.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Visita técnica ao Sebrae/PB
.jpg)
Também em Areia e em Pilões, visitamos dois projetos de cultivo de flores. As pessoas que trabalham nesses projetos, na maioria mulheres, eram agricultores que não tinham nenhuma ou quase nehuma renda com o que produziam. Atualmente, o cultivo de flores é o que lhes dá o sustento.
Todos os projetos obviamente têm o apoio do Sebrae, oferecendo cursos de capacitação, acesso a mercados, acesso a crédito, entre outros. É importante destacar que os projetos de cachaça e de cultivo de flores são geridos nos próprios locais onde se produz. O site do Sebrae/PB é http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba.
A importância para nós trainees de conhecermos esses projetos é ter o contato direto com os microempresários e pequenos produtores, para avaliar in loco a atuação e a relevância do Sebrae nos projetos.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Apresentação das Unidades
1) Artesanato;
2) Comércio Varejista;
3) Cultura e Entretenimento;
4) Serviços;
5) Turismo.
Outra unidade que conhecemos foi a Unidade de Auditoria Interna. O gerente enfatizou na apresentação a metodologia de auditoria com a qual essa unidade trabalha, uma metodologia com foco em riscos.