quinta-feira, 15 de julho de 2010

Visita técnica ao Sebrae/PB

Estou na Paraíba, mais especificamente na cidade de Sousa, no sertão paraibano. Ontem eu e Hugo visitamos, além da capital João Pessoa, as cidades de Alagoa Grande, Pilões e Areia.
Em João Pessoa, visitamos a unidade do Sebrae, que inclui um shopping só com micro e pequenas empresas. Visitamos também uma microempresa que integra um restaurante de comida natural sem conservantes, uma academia e uma sala de fisioterapia com base na técnica de Pilates.

Em Alagoa Grande e Areia, visitamos dois projetos de produção de cachaça apoiados pelo Sebrae. No projeto de Alagoa Grande, o projeto também contempla atividades de ecoturismo e um restaurante (muito bom, por sinal), ambos com a ajuda do Sebrae. Abaixo, um cartaz do projeto de Alagoa Grande, com frases ditas por turistas estrangeiros que visitaram o local.

Também em Areia e em Pilões, visitamos dois projetos de cultivo de flores. As pessoas que trabalham nesses projetos, na maioria mulheres, eram agricultores que não tinham nenhuma ou quase nehuma renda com o que produziam. Atualmente, o cultivo de flores é o que lhes dá o sustento.

Todos os projetos obviamente têm o apoio do Sebrae, oferecendo cursos de capacitação, acesso a mercados, acesso a crédito, entre outros. É importante destacar que os projetos de cachaça e de cultivo de flores são geridos nos próprios locais onde se produz. O site do Sebrae/PB é http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba.

A importância para nós trainees de conhecermos esses projetos é ter o contato direto com os microempresários e pequenos produtores, para avaliar in loco a atuação e a relevância do Sebrae nos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário